Em março a poesia tem comemoração dupla. Hoje, dia 14, e 21, Dia Internacional, decretado pela UNESCO. A data mundial foi escolhida considerando-se o primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte, embora alguns calendários considerem este início no dia 20. A tradição que liga a poesia à primavera é muito antiga e teve seu momento mais florescente nos séculos XI e XII, na Provença, França, cujos poetas obedeceram estritamente à convenção de localizar sua poesia amorosa sempre nesta estação, no “tempo da flor”.
A comemoração nacional, de hoje, dia 14, é em homenagem ao nascimento do genial poeta romântico condoreiro Castro Alves, nascido em 1847 na cidade baiana de Currralinhos, que atualmente leva o seu nome.
Parabéns a todos os poetas que continuam resistindo e questionando o mundo através da visão poética, cujo sentido, para mim, continua sendo o da physis grega, ou seja, o da física que está em tudo e move o mundo, fazendo com que também reflitamos sobre a nossa essência, confusa e aturdida pela construção dos simulacros da realidade.
Um comentário:
Parabéns e obrigada, minha querida Leila, por sua grandeza e generosidade para com todos nós.
Que possamos continuar resistindo e lutando com as armas que escolhemos - as palavras - para fazer deste mundo um lugar melhor.
Beijos, carinho imenso
Márcia
Postar um comentário